Hoje vamos falar um pouco sobre a fibromialgia e dar dicas para amenizar as dores.
O termo fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono. Atualmente sabe-se que a fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à da sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso. O termo reumatismo pode ser justificado pelo fato de a fibromialgia envolver músculos, tendões e ligamentos. O que não quer dizer que acarrete deformidade física ou outros tipos de sequela.
Como não existem exames complementares que por si só confirmem o diagnóstico, a experiência clínica do profissional que avalia o paciente com fibromialgia é fundamental para o sucesso do tratamento.
Dor em 11 desses 18 pontos são indicativos de fibromialgia |
Vários estudos foram publicados, inclusive critérios que auxiliam no diagnóstico dessa síndrome, diferenciando-a de outras condições que acarretem dor muscular ou óssea, esses critérios valorizam a questão da dor generalizada por um período maior que três meses e a presença de pontos dolorosos padronizados. Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais. Assim sendo, uma infecção, um episódio de gripe ou um acidente de carro, podem estimular o aparecimento dessa síndrome. Por outro lado, os sintomas de fibromialgia podem provocar alterações no humor e diminuição da atividade física, o que agrava a condição de dor.
Não existe cura fácil ou rápida para fibromialgia. Fuja de tratamentos que prometam milagres, aqui vai algumas dicas de tratamento
"Uma boa indicação de tratamento é a massagem relaxante, que proporciona um relaxamento físico e mental Atua ainda sobre as terminações nervosas sensitivas, diminuindo sua hipersensibilidade, aliviando, assim, algumas dores. ou seja em dias de crises de dor é uma ótima opção fazer uma massagem relaxante para acabar com o desconforto, as dores a fadiga e ainda os distúrbios do sono."
Os reumatologistas são unânimes ao afirmar que a atividade física é fundamental no tratamento da fibromialgia. O exercício melhora a disposição, o sono, ajuda a lidar com o estresse e, após algum tempo, reduz a dor. Isso significa que a síndrome não melhora sem exercícios físicos, que devem ser iniciados de maneira lenta e gradual. Alongamentos, Pilates e exercícios aeróbicos de baixo impacto ( caminhada, bicicleta, natação e hidroginástica) são recomendados,
O uso de medicamentos antidepressivos, analgésicos e relaxantes musculares, sempre associados a exercícios físicos regulares, ajuda a aliviar as dores e a tratar a doença.
O tratamento da fibromialgia é longo e geralmente não é inferior a dois anos, portanto vale ressaltar que a paciência também é uma ótima terapia.
Deixe a sua opinião sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário